quilate é a medida internacional de peso utilizada para diamantes e outras gemas. Geralmente, é representado pela sigla ct, uma vez que carat é quilate em inglês.

Cada quilate equivale a 0,2 gramas. Além disso, o quilate pode ser fracionado em pontos: 1 quilate possui 100 pontos. Na joalheria, é muito comum usar o termo’ pontos para descrever o peso de um diamante ou outra pedra preciosa. É por isso que, às vezes, escutamos que uma pedra possui 50 pontos, por exemplo. Isso equivale a dizer que a pedra preciosa possui meio quilate.

A medida de peso é muito clara: quando dois diamantes de qualidade semelhante – cor, corte e clareza – são comparados, o mais pesado será mais caro. Assim, os lapidadores de diamantes optam, muitas vezes, por sacrificar qualidade de corte, para produzir o maior diamante possível. Por isso lapidações como a forma de coração são tão raras – e caras -, pois ela desperdiça quase 15% do diamante bruto.

Mesmo que mais quilates signifiquem um diamante mais caro, nem sempre o tamanho da pedra aumenta na mesma proporção do peso. Uma pedra com meio quilate, por exemplo, tem, em média, 5mm de diâmetro, enquanto uma pedra de 1 quilate possui apenas 6,4mm de diâmetro: o dobro do peso, mas apenas 30% de maior.

Outra questão que merece atenção é que a qualidade do corte do diamante influencia o tamanho e o peso. O exemplo abaixo mostra dois diamantes que pesam 1 quilate, com aparência diferentes. O primeiro apresenta 6,2mm e um corte mais profundo, enquanto o segundo tem 6,6mm e um corte raso.

X