Quando falamos em cuidados com as joias de ouro, estamos entrando em um assunto bastante importante, pois o ouro é um dos metais mais preciosos em todo o mundo.

Não estamos falando de algo que se encontra em qualquer lugar, ou até mesmo, que qualquer pessoa pode possuir. Esse metal é um verdadeiro símbolo não só de riqueza, como também de elegância.

Uma peça bastante cobiçada não apenas nos dias de hoje, mas sim, ao longo dos séculos, o ouro já é comercializado a pelo menos 6 mil anos.

Ouro

Existe grande variação de metais preciosos em todo o mundo, mas, nada que venha a se comparar ao brilho e a durabilidade do ouro.

Apesar de se ter grande variedade em joias de ouro, uma que se destaque bem mais do que as demais é justamente aquela que simboliza a união, a “aliança”.

Devido toda a importância e simbologia, separamos algumas dicas de como cuidar de suas joias em ouro, mantendo seu aspecto sempre bonito, elegante e lógico, cada vez mais valiosa.

Os cuidados com as Joias de Ouro

Saiba que com simples e fáceis cuidados, é possível manter o ouro com o mesmo brilho e beleza por longos anos. Não deixa essa história de amor e tradição se perder através dos anos!

Primeiro Cuidado: a sujeira e a falta do brilho

Um dos muitos pontos positivos do ouro, ou das joias de ouro, é que o mesmo não enferruja, e principalmente, não causa nenhum tipo de alergia.

Por isso só, esse é um minério cada vez mais procurado!

Para que a limpeza seja feita de forma simples e fácil, basta usar uma flanela limpa e seca.

Movimentos em forma de círculo, vai ajudar bastante na retirada das impurezas e manterá o brilho intenso.

Segundo Cuidado: o contato com produtos químicos

É bom saber que apesar de toda a durabilidade e resistência que o ouro oferece, sempre será preciso destacar que alguns produtos químicos, podem sim, causar danos bem sérios.

É preciso deixar bem claro, que o contato com algumas substâncias, pode acarretar danos irreversíveis em sua aparência. Para que você fique sabendo, um dos principais produtos causadores de alguns problemas no ouro é o “cloro”.

Outros produtos como perfumes, cremes, sabonetes, ou outros produtos químicos, pode afetar aos poucos a qualidade e o brilho da peça.

Uma das principais causas da desvalorização do metal é justamente os maus tratos e os cuidados do dia a dia.

Terceiro Cuidado: a forma de guardar

É preciso lembrar sempre que o ouro é um tipo de metal, e como todo metal, o mesmo está sujeito há algum tipo de ação do tempo. 

Alguns danos mais sérios acontecem muitas vezes, justamente na hora em que a joia é guardada, ainda mais se estas forem colocadas em locais que contenham outras joias.

Para que não ocorra algum tipo de problema, é importante que suas joias de ouro tenham embalagens específicas para cada uma delas, isso por si só, já vai evitar choques e arranhões.

Uma ótima opção seria ter um porta-joias que contenha divisórias, assim, o contato com outras joias, não acontecerá e evitará fatores como umidade em excesso ou altas temperaturas.

Quarto Cuidado: os famosos limpadores caseiros

Existem alguns mitos que precisam sim, ser quebrados, e entre eles podemos destacar aqueles famosos produtos que são usados para devolver o brilho do ouro.

Demonstração de flanela limpando um anel de ouro.

Produtos como creme dental, refrigerante, álcool, chás, vinagre, entre outros. Todos esses produtos são usados por muitas pessoas em busca do brilho reluzente que o ouro tem.

Fique sabendo que todos eles além de não resolverem nada, podem ao invés de trazer o brilho de volta, piorar ainda mais a situação, deixando o ouro ainda mais escuro e opaco, sem vida.

Existem pessoas que contém um elevado índice de ácido úrico em seu organismo, ou até mesmo, que estejam usando algum medicamento que contenha essa substância. Saiba que isso pode acarretar também no escurecimento do ouro.

Conclusão

Portanto, esses são alguns cuidados que precisam e muito, ser tomados para que o ouro se mantenha sempre pleno e reluzente.

Caso você perceba que sua joia de ouro não tem mais aquele brilho intenso de antes, a melhor coisa a se fazer é procurar por um joalheiro.

Esse profissional sim, poderá fazer todos os procedimentos necessários para que a joia venha a adquirir o brilho de antes, como também, algum outro problema que o ouro possa demonstrar.

O ouro é e continuará sendo um sonho de consumo de pessoas ao redor do mundo, em especial as mulheres que amam estar sempre bonitas. 

Faça uma vistoria em seu porta-joias, verifique quantas peças de ouro você tem, separe cada uma individualmente, e caso ainda não tenha nenhuma, que tal fazer um belo investimento!

X